Miradouro dos Moinhos do Mocho
Publicado por Simão Correia a 10/Fev/2016
Horário
Bilhetes
Descrição
Nos finais dos anos 30 do século XX foram construídos diversos miradouros no Parque Florestal de Monsanto a partir de antigas estruturas desactivadas, um dos quais o Miradouro dos Moinhos do Mocho que aproveitou dois moinhos para erguer o seu observatório.
Usando o estacionamento do Miradouro da Luneta dos Quartéis como ponto de partida, descemos uma pequena escadaria de pedra na zona Sul e seguimos o trilho pelo denso verde das árvores até ao miradouro.
Esperam-nos dois moinhos muito antigos usados no abastecimento de farinha à cidade de Lisboa até finais do século XVIII, e um modesto jardim que os envolve. A passagem dos anos inflige algum desalento nos moinhos bastante degradados. A grande surpresa é que a paisagem sumiu com o crescimento da floresta, não se avista quase nada a não ser árvores, arbustos e plantas. A panorâmica que hoje fica retida por ramos e folhas deveria alcançar toda a encosta Sul da Serra de Monsanto até às margens do Rio Tejo, cruzando parte da freguesia da Ajuda.
Por aqui surgem diversos trilhos florestais escolhidos pelos entusiastas da corrida ao ar livre, ciclistas ou, simplesmente, apaixonados da floresta. Existem alguns bancos de madeira para relaxarmos ao som das aves ou apreciarmos os momentos apaziguadores e revitalizantes do ar puro da serra.
Miradouros do Parque Florestal de Monsanto
- Miradouro da Torre de Observação do CIM
- Miradouro do Moinho das Três Cruzes do Calhau
- Miradouro das Seis Pedreiras
- Miradouro do Alto da Serafina
- Miradouro da Luneta dos Quartéis
- Miradouro dos Moinhos do Mocho
- Miradouro do Panorâmico de Monsanto
- Miradouro da Escarpa
- Miradouro Keil do Amaral
- Miradouro do Moinho do Penedo
- Miradouro dos Montes Claros
- Miradouro dos Moinhos de Santana
Mapa e Contactos
Coordenadas GPS | 38.728962,-9.201462 |