Miradouro do Recolhimento
Publicado por Simão Correia a 20/Jan/2016
Horário
Bilhetes
Descrição
No início de , o Miradouro do Recolhimento abriu ao público numa área encoberta por uma fila de casas térreas, recuperada e transformada num bonito jardim.
Subimos até ao Bairro Histórico do Castelo, entrando nas muralhas do Castelo de São Jorge pela Porta de São Jorge. Seguimos pela calçada antiga da Rua do Recolhimento, imediatamente à direita, passando os toldos de alguns cafés e restaurantes até reconhecermos a cerca cinzenta do jardim por cima de nós.
Apesar da ausência de informações sobre o horário, o portão estava aberto e entrámos jardim adentro pelo trilho de cimento que nos conduz ao miradouro. Percebe-se que o miradouro é recente, há muita terra por plantar e decorar. Há também algumas árvores jovens que ainda não proporcionam a devida sombra mas compõem um ambiente de paz e tranquilidade.
Estamos na Colina do Castelo, no limite da freguesia de Santa Maria Maior, à mesma altura e defronte para dois dos monumentos mais importantes de Portugal, a Igreja de São Vicente e o Panteão Nacional, situados do outro lado na Colina de São Vicente de Fora. Por baixo de nós, multiplicam-se as casinhas do Bairro Histórico de Alfama descendo pelo vale, rumo ao Rio Tejo. Mais perto de nós, vê-se o Miradouro das Portas do Sol e o Largo com o mesmo nome. Para a outra margem do Tejo avista-se o Montijo e Barreiro.
Este miradouro é um recanto cativante para quem visita o Castelo de São Jorge, essencialmente pelo detalhe de Alfama. No entanto, a sua perspectiva é bastante reduzida por orientar-se exclusivamente para Oeste.
Mapa e Contactos
Morada | Rua do Recolhimento, 1100-430 Lisboa, Portugal |
Coordenadas GPS | 38.712645,-9.131854 |