Miradouro do Elevador de Santa Justa
Publicado por Simão Correia a 15/Fev/2016
Horário
Bilhetes
Descrição
A era inaugurado o Elevador de Santa Justa com o propósito de superar a falésia da Colina de São Roque, transportando os cidadãos desde a Baixa Pombalina até ao Largo do Carmo. No topo desta estrutura de aço encontramos o Miradouro do Elevador de Santa Justa.
Foi o engenheiro português Raoul Mesnier du Ponsard, de origem francesa, responsável pela construção de outros tantos elevadores e funiculares em Portugal, que projectou a complexa estrutura em aço fundido e elevada a Monumento Nacional em .
Quer utilize o ascensor ou as escadas, a visita ao miradouro é sempre paga consoante o acesso que escolher. Quem parte do Largo de São Carmo poderá usar as escadas em caracol pela quantia de 1,5€ – não aconselhável a quem sofre de vertigens – mas se estiver na base do elevador na Rua de Santa Justa será obrigado a usar o elevador e despender 5€.
Cá em cima sente-se bem o peso da altura…
Estamos a poucos metros acima dos telhados da Baixa Pombalina. Avistamos o Castelo de São Jorge em grande destaque à nossa frente, a Colina de Santo André e a Colina de Sant’Ana à esquerda. À direita, o Tejo cruzado por cacilheiros que cumprem a travessia entre Lisboa e Margem Sul do Tejo. Imediatamente atrás de nós, o Convento do Carmo.
Enquanto observamos a plenitude da Baixa Lisboeta somos absorvidos pela sensação de altura. Entre nós e o abismo separa-nos o fino corrimão do Miradouro do Elevador de Santa Justa. Descubra e sinta!
Mapa e Contactos
Morada | Rua de Santa Justa, 1100-483 Lisboa, Portugal |
Coordenadas GPS | 38.712125,-9.139445 |