Miradouro do Edifício Banco Popular
Publicado por Simão Correia a 01/Fev/2016
Horário
Bilhetes
Descrição
Com a remodelação do Plano de Reabilitação Urbana do Campus de Campolide, construíram-se dois edifícios de escritórios para entidades bancárias, de onde resultou um miradouro a céu aberto no topo de uma das suas garagens de apoio. Tivemos a liberdade para apelidá-lo de Miradouro do Edifício Banco Popular.
O espaço anexo à margem direita do primeiro andar do edifício, situa-se entre a Rua da Mesquita – a mesma rua da Mesquita de Lisboa – e a Rua Ramalho Ortigão, muito perto da Praça de Espanha.
É um local calmo e moderno, mais frequentado pelos funcionários do Banco Popular durante as suas pausa laborais.
Os degraus largos de tom escuro descem para o espaço amplo rematado por uma varanda com alpendre. Os bancos existentes debaixo da sua sombra não convidam a sentar por serem demasiado baixos e quem se senta não consegue ver a paisagem. Talvez não tenham sido construídos para esse propósito, provavelmente servirão de apoio a pequenas bagagens do visitante que se debruça sobre a panorâmica.
Ao fundo ouve-se o barulho constante da água a correr. Apercebemo-nos que há um lago e uma fonte por trás da única vegetação deste local.
Apesar da sua modernidade, o miradouro não tem interesse turístico, encontra-se a baixa altura e não dispõe de perspectiva para nenhum ponto relevante. Destaca-se unicamente o contraste entre as torres modernas misturadas com a urbe mais antiga da cidade de Lisboa.
Mapa e Contactos
Morada | Rua da Mesquita, 1070-238 Lisboa, Portugal |
Coordenadas GPS | 38.736065,-9.158637 |