Miradouro de Santa Luzia
Publicado por Simão Correia a 22/Jan/2016
Horário
Bilhetes
Descrição
No átrio da Igreja de Santa Luzia ou Igreja de Santiago, abrigado sob a pérgola do seu jardim, descobrimos o Miradouro de Santa Luzia repartido em duas áreas, uma superior onde se insere a igreja e outra inferior caracterizada por um lago rectangular a lembrar uma piscina.
O patamar superior do miradouro é um dos maiores encantos de Lisboa: de calçada portuguesa, recortada em pequenos canteiros ajardinados e rematada por uma pérgola de pedra e madeira, revestida a azulejo tradicional português. As bungavilias rosas e lilás misturam-se com o verde do jardim e elaboram um cenário verdadeiramente intimista.
No patamar inferior há também uma pérgola com bunganvílias, onde o jardim foi substituído pelo lago. É um lugar mais espaçoso, mais pacato, mas menos verdejante. Entre os dois patamares funciona um restaurante com esplanada.
Sentados nos bancos de pedra da pérgola avistamos amplamente a Margem Sul do Tejo – Montijo, Barreiro e Seixal – e todo o estuário do Rio Tejo com a Serra da Arrábida como pano de fundo.
Estamos no topo Oeste de Alfama onde começa a Colina do Castelo, freguesia de Santa Maria Maior. À nossa esquerda ainda conseguimos espreitar grande parte do Bairro e do Vale de Alfama com a Igreja de Santo Estevão em grande destaque.
Mapa e Contactos
Morada | Largo de Santa Luzia, 1100-487 Lisboa, Portugal |
Coordenadas GPS | 38.711629,-9.130369 |