Jardins da Avenida da Liberdade
Publicado por Simão Correia a 08/Dez/2016
Horário
Bilhetes
Descrição
Os Jardins da Avenida da Liberdade representam a paisagem cosmopolita de árvores, canteiros e lagos que acompanha a principal avenida de Lisboa, desde a Praça Marquês de Pombal até à Praça dos Restauradores.
Inicialmente desenhado como Passeio Público pelo arquitecto Reynaldo Manuel e inagurado como tal em por Marquês de Pombal, acabou por ser transformado na mais luxuosa avenida lisboeta com a essência de boulevard, inaugurada a .
Este é o local onde corria a antiga Ribeira de Vale Verde em direcção ao antigo braço do Rio Tejo, hoje subterrado na construção da Baixa Pombalina, onde atracaram as tropas de Dom Afonso Henriques durante o Cerco de Lisboa, em .
São cerca de 45.000 metros quadrados ajardinados, divididos em cinco talhões pelos seguintes arruamentos, no sentido Norte-Sul:
- Rua Alexandre Herculano
- Rua Barata Salgueiro
- Rua Manuel Jesus Coelho
- Praça da Alegria / Rua das Pretas
- Travessa da Glória / Largo da Anunciada
Os vários quiosques do jardim já são um local famoso pelas esplanadas ao ar livre debaixo do intenso arvoredo que cobre de sombra todo a avenida, por vezes até a própria faixa rodoviária, providenciando um tecto deslumbrante.
Ao longo do jardim encontramos inúmeras estátuas, lagos com cascata, largos para estacionamento automóvel, entradas para o metro e bancos de jardim que convidam à contemplação da paisagem.
Esta imponência arquitectónica plantada no coração de Lisboa, cativa a presença do comércio de luxo e das grandes casas de teatro, como se os jardins proporcionassem um acesso nobre ao comércio e à cultura.
Para os visitantes da cidade, este é um ponto indiscutível do roteiro turístico de Lisboa.
Mapa e Contactos
Coordenadas GPS | 38.719286,-9.144750 |