Jardim Teófilo Braga
Publicado por Simão Correia a 25/Out/2016
Horário
Bilhetes
Descrição
O Jardim Teófilo Braga nasceu no seio da malha ortogonal do Bairro de Campo de Ourique, em quatro mil hectares de terra que ocupam a área inteira de um dos seus quarteirões. Acabou por ficar consagrado como Jardim da Parada quando o Quartel de Campo de Ourique usava este terreno para as suas paradas militares, no entanto, é o nome do artista literário Teófilo Braga que o nomeia.
O jardim acolhe principalmente habitantes das redondezas, amantes do convívio e do lazer ao ar livre que encontram nos seus bancos de madeira e árvores altas um momento de comunhão entre amigos. Ainda que urbano, poderá julgar-se desinteressante, o que não acontece de todo. Tem pelo menos quatro árvores com classificação de Interesse Público, das quais duas Metrosídero ou Árvore-de-fogo, uma Taxodium e uma Sequoia.
No chão, a calçada portuguesa ziguezagueia árvores e canteiros, criando um desenho natural e protector da vegetação. Ao centro, um coreto e um simpático quiosque para refeições ligeiras, um parque infantil e um lago com patos. Também está presente a tradicional estátua de pedra, introduzida em da autoria de Costa Motta, invocando a mulher da revolta de
Note-se que existe outro jardim com nomenclatura semelhante – Jardim de Teófilo Braga – na cidade do Porto.
Mapa e Contactos
Coordenadas GPS | 38.717848,-9.165218 |