Jardim Olavo Bilac
Publicado por Simão Correia a 05/Dez/2016
Horário
Bilhetes
Descrição
O Jardim Olavo Bilac é conhecido popularmente por Jardim do Largo das Necessidades por situar-se no largo com o mesmo nome, em frente à Igreja do Palácio das Necessidades, na Freguesia da Estrela, Lisboa. No entanto, é o seu miradouro com panorâmica ampla e baixa sobre Alcântara, Rio Tejo e Ponte 25 de Abril que atrai mais visitantes ao jardim.
Os 3.900 metros quadrados de área são ocupados por cinco grandes canteiros de relva e árvores de médio porte, em redor do lago com obelisco e estatuária, denominado Chafariz das Necessidades, aqui erguido desde a mandado de Dom João V por devoção à Virgem. Sabe-se que nessa altura ainda chegou a ser utilizado para abastecimento público. Apenas em meados do século XX terá sido plantado o jardim conforme o conhecemos hoje.
Os trilhos sinuosos de gravilha agregada contornam todos os canteiros sobre a sombra refrescante de várias espécies de árvores, incluindo palmeiras e outras de belas raízes salientes.
No muro do miradouro, sentados nos bancos de jardim voltados para Lisboa, chega-se a ouvir o zumbido dos carros na ponte. Este espaço é um dos locais privilegiados da cidade, ainda que não faça parte do centro histórico e, portanto, pouco frequentado por turistas.
Por fim, a toponímia do jardim homenageia Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac, o reputado escritor brasileiro do Rio de Janeiro.
Mapa e Contactos
Coordenadas GPS | 38.706479,-9.171558 |