1. Cidade

Jardim Olavo Bilac

1. Jardim Olavo Bilac
2. Jardim Olavo Bilac
3. Jardim Olavo Bilac
4. Jardim Olavo Bilac
5. Jardim Olavo Bilac
6. Jardim Olavo Bilac
7. Jardim Olavo Bilac
8. Jardim Olavo Bilac
  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5
  6. 6
  7. 7
  8. 8

Publicado por a

Horário

Bilhetes

Descrição

Classificação - 5 / 10

O Jardim Olavo Bilac é conhecido popularmente por Jardim do Largo das Necessidades por situar-se no largo com o mesmo nome, em frente à Igreja do Palácio das Necessidades, na Freguesia da Estrela, . No entanto, é o seu com panorâmica ampla e baixa sobre Alcântara, Rio Tejo e Ponte 25 de Abril que atrai mais visitantes ao jardim.

Os 3.900 metros quadrados de área são ocupados por cinco grandes canteiros de relva e árvores de médio porte, em redor do lago com obelisco e estatuária, denominado Chafariz das Necessidades, aqui erguido desde a mandado de Dom João V por devoção à Virgem. Sabe-se que nessa altura ainda chegou a ser utilizado para abastecimento público. Apenas em meados do século XX terá sido plantado o jardim conforme o conhecemos hoje.

Os trilhos sinuosos de gravilha agregada contornam todos os canteiros sobre a sombra refrescante de várias espécies de árvores, incluindo palmeiras e outras de belas raízes salientes.

No muro do miradouro, sentados nos bancos de jardim voltados para , chega-se a ouvir o zumbido dos carros na ponte. Este espaço é um dos locais privilegiados da cidade, ainda que não faça parte do centro histórico e, portanto, pouco frequentado por turistas.

Por fim, a toponímia do jardim homenageia Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac, o reputado escritor brasileiro do Rio de Janeiro.

Mapa e Contactos

Coordenadas GPS38.706479,-9.171558