Jardim Júlio de Castilho
Publicado por Simão Correia a 02/Dez/2016
Horário
Bilhetes
Descrição
Jardim Júlio de Castilho é o nome menos popular do Jardim de Santa Luzia, mais conhecido como Miradouro de Santa Luzia devido ao magnífico ponto de observação que encerra sobre o Tejo, erguido no bairro mais típico de Lisboa – Bairro de Alfama.
O jardim ocupa os terreno adjacentes da Igreja de São Brás e de Santa Luzia, integrando um trio de elementos arquitectónicos importantes na Praça de Santa Luzia: Igreja, jardim e miradouro.
Dividido em dois patamares de 645 e 845 metros quadrados, respectivamente, apenas o primeiro possui verdadeiramente um jardim: quatro cantos de arbustos e de sebes de buxo em redor do busto do escritor Júlio de Castilho em bronze e pedestal de pedra, ao centro, da autoria de Costa Mota, caminhos de calçada portuguesa e tijoleira, e a pérgola do maravilhoso miradouro suportada por dois muros de azulejos tão pitorescos quanto a panorâmica. Aqui, o Tejo alonga-se até perder de vista, vê-se Alfama, a Serra da Arrábida no horizonte e quase toda a Margem Sul.
No patamar inferior do jardim, totalmente coberto por calçada portuguesa, destaca-se a fonte e o enorme tanque rectangular a lembrar uma piscina aos pés de outra pérgola, mais recente e moderna, com outro modo de ser bela. Novamente, a azulejaria portuguesa presenteia-nos com um enorme painel defronte do tanque.
Por aqui passam, essencialmente, os turistas deslumbrados com a paisagem do miradouro ou curiosos com as cenas ilustradas no azul antigo dos azulejos. É um dos principais e mais belos pontos turísticos da cidade de Lisboa.
Mapa e Contactos
Coordenadas GPS | 38.711664,-9.130376 |