Jardim Gomes de Amorim
Publicado por Simão Correia a 30/Nov/2016
Horário
Bilhetes
Descrição
O Jardim Gomes de Amorim acompanha toda a lateral de um quarteirão da Avenida de António José de Almeida, em frente à Imprensa Nacional - Casa da Moeda. Naturalmente inserido na esquadria do passeio de calçada portuguesa, percorre 140 metros ao longo da avenida e alberga 2.500 metros quadrados de área ajardinada.
O jardim encontra-se completamente cercado pela robustez das árvores que brotam junto à estrada, chegando a ser mais altas que os edifícios em seu redor. No seu seio, destapa-se um espaço muito acolhedor caracterizado pelos relvados corridos, sempre em linha com os arbustos e bancos de jardim, um parque infantil bem equipado, aparelhos de fitness e o monumento à escritora brasileira Júlia Lopes de Almeida, aqui representado em bronze sobre pedestal de pedra, da autoria de Margarida Lopes de Almeida e inaugurado a . No entanto, é o poeta, dramaturgo e romancista português Francisco Gomes de Amorim quem oferece a toponímia ao local.
Este jardim tem a particularidade de ter os bancos de jardim precisamente sobre a relva, ao contrário da maioria dos jardins que os coloca sobre os trilhos de pedra. Temos a sensação de estarmos nos terrenos ajardinados de um palacete dada a configuração do jardim, com palmeiras e outras árvores imponentes, em relação aos prédios envolventes.
Para os moradores, é um pequeno espaço para gozar momentos de descontração neste oásis verde da cidade de Lisboa.
Mapa e Contactos
Coordenadas GPS | 38.737651,-9.143205 |