1. Cidade

Jardim França Borges

1. Jardim França Borges
2. Jardim França Borges
3. Jardim França Borges
4. Jardim França Borges
5. Jardim França Borges
6. Jardim França Borges
7. Jardim França Borges
8. Jardim França Borges
9. Jardim França Borges
  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5
  6. 6
  7. 7
  8. 8
  9. 9

Publicado por a

Horário

Bilhetes

Descrição

Classificação - 5 / 10

O Jardim França Borges é conhecido como Jardim do Príncipe Real em homenagem ao Rei Dom Pedro V, o primeiro Rei de Portugal a ostentar o título de Príncipe Real.

Quem o vê hoje, não imagina a lixeira do existente neste local em meados do século XVIII. Poucos conhecerão, também, a câmara subterrânea do Reservatório da Patriarcal convertido em museu pela EPAL, situada precisamente debaixo do lago e apoiada por abóbadas e pilares com quase 10 metros de altura que guardavam as águas provenientes do Aqueduto das Águas Livres.

Situado na Praça do Príncipe Real, à margem da Rua Dom Pedro V, a paisagem natural e romântica ao estilo inglês isola-se da urbe para um convite simpático ao longo dos seus 11000 metros quadrados. Trilhos sinuosos de gravilha agregada ou calçada portuguesa recortam a densidade imensa das árvores, em especial uma muito antiga, centenária, o Cedro-do-Buçaco com 20 metros de diâmetro. Os bancos de jardim debaixo das suas ramas criam um dos ambientes mais íntimos de .

A restauração é assegurada pelos três quiosques do jardim, um a poente, outro a nascente e outro mais central.

França Borges está representado no monumento esculpido por Maximiliano Alves onde se lê A França Borges do seu trabalho herculeo surgiu a república consagremos o lutador. Há mais dois monumentos: o busto do Dr. Sousa Viterbo e uma escultura a marcar os cem anos da morte do escritor açoreano Antero de Quental.

tem muitos símbolos da sua história, este jardim é um deles. Visitar o Jardim França Borges é reviver o romantismo oitocentista e a evolução cultural após o Terramoto de .

Mapa e Contactos

Coordenadas GPS38.716634,-9.148509