Jardim Ducla Soares
Publicado por Simão Correia a 06/Nov/2016
Horário
Bilhetes
Descrição
É do Jardim Ducla Soares que se capta uma das mais reconhecidas fotografias da Torre de Belém situada ao fundo da Avenida da Torre de Belém, em Lisboa.
O jardim desdobra-se na orla da Capela de São Jerónimo, a partir do topo da Colina de São Jerónimo, uma das colinas que não entra na contabilidade das históricas Sete Colinas de Lisboa.
Iniciando a caminhada a partir do miradouro da igreja, descemos os seus terrenos íngremes pelas escadarias de calçada portuguesa, ladeira abaixo, em direcção à Rua Alcolena que divide o jardim em dois. O segundo socalco do jardim é mais desafogado, possui uma clareira enorme de pinheiros e vegetação erma, praticamente inexistente no Verão, caminhos de gravilha atravessando o jardim em direcção a pequenos largos de muro muito baixo, desembocando noutras escadarias em direcção à avenida que limita o jardim – Avenida do Restelo.
Cá em baixo, junto à estrada, passeio, escadaria e muro retêm os 28.800 metros quadrados do parque e enquadram a solidão da placa de pedra com o escrito Jardim Dulca Soares Médico 1912 1985
.
Foi Gonçalo Ribeiro Telles quem configurou a área ajardinada circundante à ermida, em meados de . Igreja, miradouro e jardim, enquadram a proximidade do Tejo com a Torre de Belém, mas não é um local deslumbrante, nem o miradouro proporciona a perspectiva desejada. Provavelmente, o jardim precisaria de uma intervenção cuidada das entidades estatais.
Mapa e Contactos
Coordenadas GPS | 38.701181,-9.213932 |