Jardim do Castelo de São Jorge
Publicado por Simão Correia a 06/Nov/2016
Horário
Bilhetes
Descrição
O Jardim do Castelo de São Jorge não tem mil anos, como o castelo que o acolhe, nem tem aspirações a jardim. Foi projectado por Gonçalo Ribeiro Telles e Pulido Garcia em , não com o propósito de criar um jardim no castelo, mas sim de desenvolver um organismo paisagístico em harmonia com a filosofia do castelo.
A partir do conceito jardim-paisagem, criaram um espaço natural na orla da muralha do Castelo de São Jorge, com vinte e uma das principais espécies de árvores autóctones em Portugal, entre elas, Azereiro, Alfarrobeira, Medronheiro, Pinheiro-Manso, Sobreiro e Zambujeiro, sem esquecer as árvores de fruto em homenagem à horta já extinta do Paço Real da Alcáçova.
A melhor panorâmica de Lisboa existe aqui, certamente, no topo da Colina do Castelo onde a paisagem se alcança até cansar a vista. É que o jardim foi construído precisamente no miradouro com o mesmo nome. Ao vaguearmos pelo chão de pedra irregular, encontramos alguns mapas pintados em azulejos para facilitar a identificação dos pontos de interesse na paisagem, entre os canhões antigos e os bancos da muralha.
O espaço é extremamente inspirador, faz-nos recuar no tempo até onde a imaginação permitir. Diz-se que o jardim recebe mais de um milhão de visitantes por ano. Será este o melhor ponto turístico da cidade?
Mapa e Contactos
Coordenadas GPS | 38.713506,-9.133495 |