1. Cidade

Jardim de Roque Gameiro

1. Jardim de Roque Gameiro
2. Jardim de Roque Gameiro
3. Jardim de Roque Gameiro
4. Jardim de Roque Gameiro
5. Jardim de Roque Gameiro
6. Jardim de Roque Gameiro
  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5
  6. 6

Publicado por a

Horário

Bilhetes

Descrição

Classificação - 5 / 10

O Jardim de Roque Gameiro é muito conhecido por todos os que chegam a através das estações de transporte fluvial e ferroviária que se encontram neste largo do Cais-do-Sodré, ou pelo posicionamento central relativamente a áreas de diversão nocturna como o ou a Rua Nova de Carvalho (Rua Cor-de-Rosa, segundo o projecto de intervenção urbana do atelier do Arquitecto José Adrião).

Também conhecido como Jardim do Cais-do-Sodré, esta área ajardinada é efectivamente a própria praça Cais-do-Sodré. Ao longo dos anos tem vindo a degradar-se pela utilização abusiva, vandalismo e por ausência de intervenção para melhorar este pequeno espaço verde.

Ao todo são cinco canteiros de dimensões diferentes de onde brotam algumas árvores robustas, outros mais ermos apenas com arbustos ou quase sem vegetação. Ao centro foi colocada a escultura em pedra do Homem do Leme da autoria de Francisco Santos, defronte da laje que homenageia o pintor Alfredo Roque Gameiro com a seguinte inscrição:

Jardim de Roque Gameiro
Mestre acuarelista – admirável pintor de aspectos e costumes de Lisboa
Medalha de oiro de mérito municipal

Destaque ainda para um de dois quiosques típicos situados aos cantos do jardim que alberga seis painéis de azulejos Arte Nova, pintados em por José Pinto.

Em suma, a essência do jardim cumpre a decoração e harmonização de um dos locais mais movimentados de , sugere alguma arte ao seu visitante, serve de apoio ao estacionamento rodoviário e ao embarque e desembarque de passageiros.

Mapa e Contactos

Coordenadas GPS38.705660,-9.143595