1. Cidade

Jardim da Alameda D. Afonso Henriques

1. Jardim da Alameda Dom Afonso Henriques
2. Jardim da Alameda Dom Afonso Henriques
3. Jardim da Alameda Dom Afonso Henriques
4. Jardim da Alameda Dom Afonso Henriques
5. Jardim da Alameda Dom Afonso Henriques
6. Jardim da Alameda Dom Afonso Henriques
7. Jardim da Alameda Dom Afonso Henriques
8. Jardim da Alameda Dom Afonso Henriques
9. Jardim da Alameda Dom Afonso Henriques
10. Jardim da Alameda Dom Afonso Henriques
11. Jardim da Alameda Dom Afonso Henriques
12. Jardim da Alameda Dom Afonso Henriques
13. Jardim da Alameda Dom Afonso Henriques
14. Jardim da Alameda Dom Afonso Henriques
15. Jardim da Alameda Dom Afonso Henriques
16. Jardim da Alameda Dom Afonso Henriques
  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5
  6. 6
  7. 7
  8. 8
  9. 9
  10. 10
  11. 11
  12. 12
  13. 13
  14. 14
  15. 15
  16. 16

Publicado por a

Horário

Bilhetes

Descrição

Classificação - 5 / 10

O Jardim da Alameda Dom Afonso Henriques dobra-se sobre as encostas do antigo Vale de Arroios, em , com precisão geométrica, intersectando a Avenida Almirante Reis, em baixo, e criando a sua própria rua circundante ao jardim denominada Alameda Dom Afonso Henriques.

A Avenida Almirante Reis e a Rua Actor Isidro atravessam e seccionam o jardim em três partes distintas. Ao portão principal do Instituto Superior Técnico surge a primeira metade com 8000 metros quadrados de área relvada, definido pela esquadria de um passeio de calçada portuguesa bastante largo, canteiros e filas de árvores bem alinhados, e A Cadeira do Poder no topo, monumento da autoria de Samuel Azavey Torres de Carvalho.

Ao centro, entre a Avenida Almirante Reis e a Rua Actor, prolonga-se o mesmo jardim por mais 5000 metros quadrados de relva, mas agora completamente plano e apoiado por um conjunto de aparelhos destinados ao exercício físico e um parque infantil.

Por fim, a terceira parte representa o ex-libris do jardim, a magnífica Fonte Monumental. Foi inaugurada em para lançar cortinas de água em força sobre os tanques e esculturas de pedra, durante o dia, transformando-se em Fonte Luminosa à noite, como é popularmente conhecida. No seu topo, o terraço de pedra remata outro jardim, desta vez mais denso, natural e irregular.

A fonte funciona nos intervalos horários - e - , no entanto, só desvenda todo o seu esplendor quinze minutos após o pôr-do-sol, quando a iluminação desperta para os jogos de luz. É possível visitar o seu interior e conhecer a mecânica que lhe deu a primeira vida, todos os sábados, das .

Por vezes, o seu relvado de 4200 metros costuma ser palco de inúmeros eventos sociais.

Durante o dia todas as idades procuram o jardim para divertimento, desporto ou convívio. Mas quem aqui vive sabe que o Jardim da Alameda Dom Afonso Henriques é um ponto turístico, especialmente à noite, quando a grandeza da Fonte Monumental inspira qualquer um.

Mapa e Contactos

Coordenadas GPS38.721004,-9.140065