Jardim da Água
Publicado por Simão Correia a 01/Nov/2016
Horário
Bilhetes
Descrição
O Jardim da Água é uma brilhante homenagem ao contacto da Humanidade com a Água, demonstrando os engenhos criados pelo Homem para usar este recurso natural em seu proveito.
Um longo curso de água percorre os três talhões do jardim em direcção ao Tejo, simulando os cursos de um rio, desde a nascente até ao mar.
No primeiro talhão, o Jardim das Palmeiras representa a nascente. A água inicia o seu curso na fonte de uma parede imponente, com miradouro no topo, em ponte com o lago. Este talhão está saturado de palmeiras altíssimas que oferecem cobertura aos bancos de jardim e ao aqueduto proveniente do lago.
De tijoleira vermelha como as cores quentes do Mediterrâneo, o segundo talhão alberga um conjunto de árvores de fruto denominado Pomar do Mediterrâneo e o monumento mais espectacular do jardim, o Edifício da Cascata que lança água sobre a praça principal. A todo o momento vemos crianças a desafiarem os jactos desta enorme estrutura transitória para a última área ajardinada.
Assim, o Lago Ulisses abre o terceiro talhão, serpenteando um passadiço de pedra sobre as suas águas até ao Jardim Hidráulico. Neste museu ao ar livre, encontramos as primeiras máquinas hidráulicas criadas pelo Homem, umas aproveitam a força motriz da água, outras ajudam-na a vencer a gravidade. O curso de água proveniente do primeiro talhão termina neste estuário artificial repleto de pequenos ilhéus, vegetação densa e passadiços de madeira.
O jardim na zona ribeirinha do Parque das Nações foi criado em por ocasião da EXPO’98 e é um belo local para passear e desfrutar das maravilhas que a água e a paisagem têm para oferecer.
Mapa e Contactos
Coordenadas GPS | 38.761993,-9.094068 |