1. Cidade
Cronologia de Lisboa
1. Lisboa ribeirinha
  1. 1

Cronologia de Lisboa

Publicado por a

De Alis Ubbo até Lisboa

Ao longo dos tempos, a terceira cidade mais antiga da Europa a ser continuamente habitada, foi assumindo diversos rostos. Também seu nome seria alvo de uma metamorfose marcada pela passagem dos povos,

  • Alis Ubbo, para os Fenícios (1200 a.c.)
  • Felicitas Ivlia Olisipo, durante o domínio Romano (205 a.c.)
  • Ulishbona, no tempo dos Visigodos (453 d.c.)
  • Al-Ushbuna, Aschbouna ou Lishbuna para os Árabes (714 d.c.)
  • Lisboa, quando Dom Afonso Henriques conquista a cidade para o Reino de Portugal

Vamos descobrir os acontecimentos mais importantes em Lisboa desde 1147 d.c., segundo o calendário gregoriano:

MONARQUIA

Conquista de Lisboa aos Mouros

Lisboa passou a integrar o Reino de Portugal a , quando as tropas de Dom Afonso Henriques a tomaram aos Mouros. O Cerco de Lisboa teve a ajuda de uma armada de Cruzados estimada em 164 navios que invadiu pelo Rio Tejo. O Rei ficaria conhecido entre os opositores muçulmanos por El-Bortukali, significando O Português.

o cerco de lisboa pintado por roque gameiro
O Cerco de Lisboa, aguarela de , em .

Santo António de Lisboa

No dia , nasce Santo António na atual Igreja de Santo António - Bairro de Alfama junto à Sé de Lisboa. Filho de Martinho de Bulhões e Maria Teresa Taveira, foi batizado com o nome Fernando de Bulhões. A festa popular realizada anualmente em Lisboa na noite de para é feita em sua homenagem.

Santo António de Pádua
Santo António com o Menino Jesus, pintura de , entre e .

Papa João XXI

Nasce Pedro Julião Rebolo ou Pedro Hispano, filho de Julião Pais Rebolo e Mor Mendes. Médico, professor e também filósofo, viria a tornar-se o único Papa português, adotando o nome de João XXI.

Papa João XXI
Papa João XXI.

Paço de Alcáçova

A Corte Real transfere os seus aposentes da cidade de Coimbra para Lisboa, no Paço da Alcáçova, Castelo de São Jorge.

Lisboa, capital de Portugal

Lisboa torna-se a capital de Portugal no ano de , tomando o lugar de Coimbra, durante o reinado de Dom Afonso III, o Bolonhês. À vigência do quinto reinado de um rei português, Lisboa passa a assumir-se como a cidade mais importante. Até hoje, não se conhece a existência de nenhum documento que oficializasse a transferência de capital em Portugal.

Dom João III
Dom Afonso III.

Muralha Fernandina

O Rei Dom Fernando I, o Formoso, decreta a construção da Muralha Fernandina com o intuito de proteger Lisboa dos sucessivos raides a mando do Rei Henrique de Castela. A muralha, também conhecida por Cerca Nova ou Cerca Fernandina, viria a ficar terminada dois anos mais tarde.

Muralha Fernandina
Muralha Fernandina.

Cerco castelhano a Lisboa

Lisboa é cercada pelo exército castelhano durante . A ofensiva do Reino de Castela acontece com a pretensão de ocupação do trono português após a morte de Dom Fernando I. O Rei não deixa descendência masculina e a sua filha Beatriz estava prometida em casamento ao filho do Rei João I de Castela.

Batalha de Aljubarrota
Batalha de Aljubarrota, em , durante as invasões castelhanas.

Descobrimentos Portugueses

No dia , inicia-se a época dos Descobrimentos Portugueses com a conquista de Ceuta aos Muçulmanos, no Norte de África. O exército português foi liderado à vitória pela mão do Rei Dom João I, conhecido por Mestre de Avis. Começava aqui a construção do Império Português.

A partida de Vasco da Gama para a Índia em 1497
"A Partida de Vasco da Gama para a Índia em ", por .

Rei Dom João II

A nasce o Rei D. João II, O Príncipe Perfeito. O cognome faz justiça àquele que foi um dos melhores monarcas de sempre a governar Portugal. Viria a afirmar-se como um expansionista marítimo de maior relevância, continuando o legado do seu tio-avô, o Infante Dom Henrique.

Dom João II
Dom João II, pintura do século XVI.

Paço da Ribeira

Inícia-se a construção do Paço da Ribeira no actual local da Praça do Comércio. A Corte Real transitaria do Paço de Alcáçova, no Castelo de São Jorge para este palácio junto ao Rio Tejo e aqui permaneceria por até à destruição total do palácio durante o , cujas perdas foram equiparadas à Biblioteca de Alexandria.

Mosteiro dos Jerónimos

Tem início a construção do Mosteiro dos Jerónimos perto da margem do Rio Tejo. A obra fora requisitada à Sé de Lisboa pelo monarca Dom Manuel I em , com o propósito de reunir em panteão a sua ascendência dinástica (2ª Dinastia ou Dinastia de Avis).

Mosteiro dos Jerónimos
Mosteiro dos Jerónimos, pintado por em .

Dom João III

No dia nasce o Rei Dom João III, de cognome O Piedoso ou O Pio. Homem muito religioso, viria a apoiar a implementação da Inquisição em Portugal durante o seu reinado.

Dom João III
Dom João III, réplica de um retrato executado por António Moro em 1522, da autoria de .

Rei Henrique I

A nasce o Rei Henrique I, conhecido por O Casto, O Cardeal-Rei ou O Eborense. Os seus cognomes advêm de uma vida que seria dedicada à igreja. Subiria ao trono já com , de forma inesperada, e reinaria menos de dois anos.

Dom Henrique I
Dom Henrique I.

Luís Vaz de Camões

Nasce Luís Vaz de Camões, um dos nomes mais proeminentes da literatura em Portugal. Mais tarde, perderia o olho direito durante a guerra no Norte de África. Seria muito conhecido ao escrever Os Lusíadas, obra de arte literária que chegou ao mundo. O livro foi publicado quando regressou do oriente a Lisboa.

Luís Vaz de Camões
Luís Vaz de Camões, da autoria de .

Sismo de 1531

No dia , Lisboa é alvo de forte atividade sísmica, seguida de um tsunami. O epicentro do sismo encontra-se entre a Azambuja e Vila Franca de Xira. A cidade é parcialmente destruída e morrem cerca de 30 000 pessoas na região.

Rei Dom Sebastião I

A , nasce o Rei Dom Sebastião I, conhecido como O Encoberto ou O Adormecido. Seria a semente de graves problemas na sucessão ao trono, após a sua presumível morte em Alcácer Quibir. Por o seu corpo nunca ter sido encontrado, reza a lenda que retornará a Portugal numa manhã de nevoeiro.

Dom Sebastião I
Dom Sebastião I, pintura de .

Peste Negra

Lisboa sofre um surto de Peste Negra. Nomeado de Grande Peste de Lisboa, o surto atinge rapidamente o estado de pandemia e mata cerca de 600 pessoas por dia até perfazer um total de 60 000 vítimas na primavera do ano seguinte.

GOVERNAÇÃO PELA MONARQUIA ESPANHOLA (1580-1640)

Dom Filipe I, Rei de Portugal

O Rei Dom Filipe II de Espanha ascende ao trono português com o título de Dom Filipe I de Portugal. Os dois países passam a ser um só e a pátria portuguesa perde a independência. Tem início a 3ª dinastia monárquica em Portugal.

Dom Filipe I
Rei Dom Filipe I.

Fim da construção do Mosteiro dos Jerónimos

Um século após o início da construção, as obras no Mosteiro dos Jerónimos terminam. Jerónimo Ruão foi o responsável por cumprir a etapa final das obras do mosteiro, terminando com o edificar da nova capela-mor.

RESTAURAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA

Início da Restauração da Independência

No dia dá-se um golpe de estado em Portugal. Os portugueses revoltam-se contra o jugo da coroa espanhola e expulsam os invasores que governavam há . Dom João IV é proclamado Rei de Portugal e inicia a 4ª dinastia monárquica da nação.

Rei Dom João IV
Rei Dom João IV, da autoria de no ano de .

até

Guerra da Restauração da Independência

Desenrola-se a Guerra da Restauração da Independência durante um período de . Portugal e Espanha batalham pelo domínio do trono português, defendido por Dom João IV até e por Dom Afonso VI até .

Tratado de Lisboa

A , reúnem-se os monarcas Dom Afonso VI de Portugal e Dom Carlos II de Espanha. O Tratado de Lisboa que visa o fim da Guerra da Restauração é assinado. Nele, o reino de Espanha atesta a independência do Reino de Portugal.

Rei Dom Afonso VI
Rei Dom Afonso VI.

A Gazeta de Lisboa

Em é lançado o primeiro jornal oficial português com o nome Gazeta de Lisboa. No entanto, o primeiro número lançado a aparece intitulado com o nome Notícias do Estado do Mundo.

Gazeta de Lisboa de 1715
O primeiro número da "Gazeta de Lisboa", a .

Maçonaria

Abre a primeira Loja Maçónica em Portugal. O estabelecimento é fundado por mercadores oriundos do Reino que se instalaram em Lisboa. Nos autos da Inquisição a loja aparece mencionada como pertença dos Hereges Mercadores.

Aqueduto das Águas Livres

Tem início a construção do Aqueduto das Águas Livres por ordem régia de Dom João V. O objetivo é dotar a cidade de Lisboa de um sistema de abastecimento de água eficiente. O aqueduto começaria a funcionar em , com um comprimento total de 14 174 metros.

Aqueduto das Águas Livres
Aqueduto das Águas Livres, pintura de .

PERÍODO POMBALINO (1750-1777)

Terramoto de 1755

A , Lisboa é vítima de um abalo sísmico muito forte, seguido por um Tsunami, conhecido como Terramoto de . O terramoto com epicentro no Banco do Gorringe (no oceano) atinge 8,75 na escala de Richter e provoca a destruição em massa da cidade. Contam-se na cerca de 20 mil mortos e centenas de edifícios destruídos.

Terramoto de 1755, em Lisboa
Ilustração do Terramoto de 1755, em Lisboa.

Lisboa Pombalina

Em maio é criado um gabinete de trabalho chefiado pelo Marquês de Pombal com o objetivo de reconstruir Lisboa. Fica conhecido por a Casa do Risco das Obras Públicas e tem por missão a reconstrução ordeira da cidade e impedir a construção espontânea. Tem início a construção da Lisboa Pombalina.

Marquês de Pombal, Conde de Oeiras.
Marquês de Pombal, Conde de Oeiras.

O Processo dos Távoras

Dom Francisco Távora e os seus dois filhos são executados em Belém por tentarem assassinar o Rei Dom José I. A acusação nunca conseguiu provar a veracidade dos factos e, por isso, pensa-se que tudo não passou de uma conspiração política e económica contra a família Távora.

Primeira Universidade

Cria-se a Aula do Comércio com o intuito de formar profissionais na área da contabilidade. O curso de três anos é desenvolvido no âmbito das reformas impulsionadas pelo Marquês de Pombal para dotar os comerciantes portugueses de melhores conhecimentos. É a primeira Universidade na Europa de ensino técnico.

Projecção do Passeio Público

Durante a construção da Baixa Pombalina, é projectado um jardim público ao estilo dos Champs-Élysées onde a burguesia pudesse passear e disfrutar da natureza no centro da cidade. O Passeio Público localizava-se no local da actual Avenida da Liberdade, entre muros e portões que concediam acesso à burguesia, exclusivamente.

Torre do Farol do Bugio

É construída a atual torre do Farol do Bugio no interior do Forte de São Lourenço. A torre anterior tinha sido destruída pelo Terramoto de . Na barra do Rio Tejo, assume a função de guiar os navios mercantes em segurança até ao Porto de Lisboa.

Farol do Bugio na Torre de São Lourenço
Torre de São Lourenço e Farol do Bugio.

INVASÃO FRANCESA (GUERRA PENINSULAR) 1807 - 1810

Invasão francesa

Por ordem de Napoleão Bonaparte, líder do Império Francês, um contingente de tropas francesas e espanholas comandadas pelo general Junot invade Portugal. A invasão acontece por Portugal se recusar a aderir ao Bloqueio Continental imposto pela França aos países europeus para enfraquecer o Reino Unido.

Napoleão Bonaparte
Napoleão Bonaparte, da autoria de .

Alexandre Herculano

A nasce , no Pátio do Gil - Rua de São Bento. Viria a ser um escritor e jornalista de investigação de nomeada em Portugal, com carreira política ativa. É o autor da obra intitulada História de Portugal, elaborada entre e .

Alexandre Herculano
Alexandre Herculano.

Pastéis de Belém

Os Pastéis de Belém começam a ser produzidos para venda, junto ao . A sua origem remonta a , quando alguém oriundo do mosteiro os põe à venda numa pequena loja da vizinhança. A receita é secreta e fica guardada na Oficina do Segredo da Fábrica dos Pastéis de Belém.

O Fado

Nesta década, nasce o Fado no Bairro de Alfama, Lisboa. Estilo musical exclusivo de Portugal, alastra-se rapidamente às tabernas e cafés onde é cantado por amadores. Este estilo de cantoria é apelidado de Fado Vadio. A voz da fadista Maria Severa torna-se conhecida.

guitarra portuguesa do fado
Guitarra Portuguesa.

Teatro de Revista

Realiza-se o primeiro texto-espetáculo do Teatro de Revista a . A peça intitulada Lisboa em decorre no Teatro do Ginásio, Lisboa. A autoria pertence a e .

beatriz costa no teatro maria vitória
Beatriz Costa no Teatro Maria Vitória.

Cesário Verde

Nasce . Artista das palavras, o poeta viria a ser considerado umas das maiores referências poéticas para os artistas do século XX e aquela que seria chamada de a Geração de Orpheu.

Cesário Verde
Cesário Verde.

Caminho de ferro

No dia é inaugurado o primeiro troço de caminho de ferro de Lisboa. O troço faz a ligação entre Lisboa e o Carregado, sendo o primeiro da Linha do Leste a ficar completo.

Locomotiva Dom Luíz e Carruagem Dona Maria Pia
Locomotiva Dom Luíz e carruagem Dona Maria Pia, o comboio inaugural do caminho de ferro de Lisboa.

Água canalizada

A realiza um estudo intitulado O Abastecimento de Lisboa - com águas de nascente e águas de rio. mais tarde, a Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos estaria pronta para abastecer a crescente população de Lisboa com as águas do Rio Alviela.

Óscar Carmona

Nasce António Óscar de Fragoso Carmona no . Viria a tornar-se um militar e político de relevo, assumindo os cargos de Ministro da Guerra, Ministro dos Negócios Estrangeiros, Presidente do Ministério (hoje, cargo de Primeiro Ministro) e Presidente da República, o primeiro do Estado Novo.

Oscar Carmona
Óscar Carmona.

Primeira comunicação telefónica

No dia decorrem experiências pioneiras na utilização do telefone. A chamada é estabelecida com sucesso e é feita entre a Estação do Cabo em Lisboa e Carcavelos. Portugal tem a sua primeira conversa telefónica.

Esquema das Linhas telefónicas em Lisboa
Esquema das Linhas Telefónicas de Lisboa.

Iluminação eléctrica

É feita a primeira implementação da eletricidade em Lisboa. No Chiado, são instalados globos de iluminação vindos de França, invenção do russo . Estes candeeiros funcionam à base de um arco voltaico que utiliza carvão como combustível.

Villas e Bairros Operários

É realizado o primeiro trabalho estatístico de larga escala sobre o tecido industrial em Portugal que resulta na edificação das famosas . O Inquérito Indireto (questionário com 17 perguntas) revela-se infrutífero, sendo recebidos com respostas apenas 10% dos questionários enviados.

Ascensor do Lavra

A é inaugurado o Ascensor do Lavra, o primeiro de Lisboa. As duas carruagens em funcionamento são responsáveis pela ligação entre o Largo da Anunciada e a Rua Câmara Pestana. O projeto deste transporte funicular é da autoria do engenheiro português Raoul Ronson Mesnier du Ponsard.

Ascensor do Lavra
Ascensor do Lavra.

Porto de Lisboa

No dia são inauguradas as Grandes Obras do Porto de Lisboa pelo Rei Dom Carlos I. A modernização das infraestruturas portuárias de Lisboa torna-se imperativa com um acontecimento tecnológico histórico: o aparecimento da máquina a vapor.

Porto de Lisboa
Porto de Lisboa.

Fernando Pessoa

Nasce Fernando António Nogueira Pessoa a 13 de Junho, no bairro do Chiado. Um dos maiores génios da literatura portuguesa de todos os tempos, viria a destacar-se na poesia ao criar outros poetas com personalidades complexas, os seus heterónimos. De entre eles, destacam-se Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Bernardo Soares.

Fernando Pessoa
Fernando Pessoa.

Santa Rita Pintor

No dia nasce Guilherme Augusto Cau da Costa de Santa Rita. Dedicar-se-ia à arte da pintura pela qual seria conhecido por Santa-Rita Pintor. O artista faria parte da Geração de Orpheu. A obra do pintor viria a ser quase completamente queimada por sua ordem expressa no leito da morte.

Santa Rita Pintor
Santa Rita Pintor.

Mário de Sá-Carneiro

Nasce Mário de Sá-Carneiro no dia 19 de Maio. Tornar-se-ia um renomado escritor de ficção, poemas e contos da literatura portuguesa com referências em Victor Hugo, Schiller e Goethe. Já no século XX, fará parte de uma geração de escritores e artistas conhecida por a Geração de Orpheu.

Mário de Sá-Carneiro
Mário de Sá-Carneiro.

Iluminação Pública

As empresas Companhia Lisbonense de Iluminação e Gás e Companhia Gás de Lisboa fundem-se e originam as Companhias Reunidas de Gás e Eletricidade. A esta nova empresa, a Câmara Municipal de Lisboa atribui a concessão de produzir e distribuir eletricidade pública. Nasce a iluminação pública.

Companhia Reunida de Gás e Electricidade
Estação das Companhias Reunidas de Gás e Eletricidade.

O Eléctrico

É inaugurada a primeira carreira de elétricos em Lisboa. O percurso é feito desde o Cais do Sodré até Algés. Para abastecer de eletricidade a nova rede de transportes foi construída previamente uma central termoelétrica, conhecida por A Geradora.

Eléctrico São Luíz, no Rossio
Eléctrico São Luíz, junto ao Rossio.

Elevador de Santa Justa

No dia é inaugurado o Elevador de Santa Justa, na altura conhecido por Ascensor Ouro-Carmo. A máquina ascensora vem permitir a ligação entre a Rua de Santa Justa e a Rua do Carmo, que têm uma cota de 30 metros a separá-las. É o único caso de um elevador vertical a prestar serviço público nas ruas de Lisboa.

Autocarros urbanos

Circulam os primeiros autocarros urbanos em Lisboa. Estes dois veículos, de fabrico francês, têm capacidade de 16 lugares cada um e são da marca Dion-Bouton. São comprados pela Companhia dos Ascensores de Lisboa e fazem o percurso entre as Amoreiras e o Largo da Estrela.

Café "A Brasileira"

O café A Brasileira abre portas no dia no Chiado. Este pequeno negócio dedica-se à importação e comercialização de café proveniente do Brasil. Devido à localização, torna-se um sítio bastante concorrido onde se trocam e partilham ideias, numa época de grande fervor intelectual.

Café a Brazileira
Café A Brasileira, na altura escrito com z.

Regicídio

No dia são assassinados o Rei Dom Carlos I e o Príncipe Luís Filipe, herdeiro do trono. O regicídio ocorre no lado Oeste da Praça do Comércio quando rei e príncipe se deslocavam numa carruagem aberta. Nesse momento, é desencadeado o tiroteio que derrama o sangue real português pelo Terreiro do Paço.

Regicídio de Dom Carlos
Assassinato do Rei Dom Carlos e do Príncipe Luís Filipe.

PRIMEIRA REPÚBLICA PORTUGUESA

Implantação da República Portuguesa

A tem início uma rebelião encabeçada pelo Partido Republicano Português com o propósito de depor o regime monárquico. Três dias depois, , dá-se a Implantação da República Portuguesa. Terminam mais de sete séculos de reinados monárquicos, divididos em quatro dinastias.

A proclamação da república portuguesa
A Proclamação da República Portuguesa.

João Villaret

Nasce João Henrique Pereira Villaret a . Tornar-se-ia um conhecido ator, encenador e declamador de textos poéticos da autoria dos mais conceituados escritores da literatura portuguesa.

João Villaret
João Villaret.

Revista Orpheu

É lançada a Revista Orpheu com periodicidade trimestral. Apenas sairiam dois números devido a problemas de tesouraria. A sua influência foi marcante nas obras de autores literários e artísticos, conhecidos pela Geração de Orpheu. Entre eles, figuravam , , e .

Orpheu
Segundo número da revista "Orpheu".

Amália Rodrigues

No dia nasce Amália da Piedade Rodrigues. Cantora e atriz, viria a ser considerada a expressão maior do Fado. Amália, fadista, levaria além fronteiras o nome de Portugal.

Amália Rodrigues
Amália Rodrigues.

Primeira travessia aérea do Atlântico Sul

A , Gago Coutinho e Sacadura Cabral completam a 1ª travessia aérea do Atlântico Sul, ao chegarem à Baía de Guanabara no Brasil aos comandos do hidroavião Lusitânia. Haviam partido de Lisboa no dia . Imprevistos durante a jornada, prolongaram a viagem por , embora, o tempo de voo tenha sido apenas de .

hidroavião lusitânia
"Lusitânia", o hidroavião de Gago Coutinho e Sacadura Cabral.

Primeira estação de rádio

A Estação Rádio de Lisboa emite pela primeira vez sob o indicativo CT1AA - Estação Rádio de Lisboa. As emissões regulares recomeçaram no dia , a partir do estúdio nº 3 na Rua do Carmo.

Golpe Militar de 28 de maio de 1926

A as forças militares e policiais de Lisboa aderem ao movimento militar desencadeado no dia anterior em Braga - conhecido por Golpe Militar de . O objetivo é derrubar o governo democrático em funções. O golpe militar é bem sucedido e termina a Primeira República Portuguesa.

Desfile de tropas a 28 de Maio de 1926
Desfile de tropas a .

ESTADO NOVO (SEGUNDA REPÚBLICA PORTUGUESA

Marchas Populares

Na noite de realiza-se a primeira edição das Marchas Populares de Lisboa. O evento decorre na sala do Capitólio e acolhe representações dos bairros de Campo de Ourique, Bairro Alto e Alto do Pina.

primeira edição das marchas populares em lisboa
Primeira edição das Marchas Populares de Lisboa.

Constituição Portuguesa de 1933

A Constituição Portuguesa de 1933 é publicada no dia e entra em vigor a , supervisionada diretamente por é legalmente legitimado.

Exposição do Mundo Português

De a realiza-se a Exposição do Mundo Português. Visa a dupla comemoração da Fundação do Estado Português - ano - e da Restauração da Independência Portuguesa em .

exposição do mundo português
Exposição do Mundo Português em Lisboa, no ano de .

Aeroporto da Portela e Aeroporto Marítimo de Cabo Ruivo

A é inaugurado o Aeroporto da Portela e para diversificar os serviços do aeroporto, é construído o Aeroporto Marítimo de Cabo Ruivo. A infraestrutura pré existente da companhia aérea norte americana Pan American World Airways é aproveitada.

Planta do Aeroporto Marítimo de Lisboa em Cabo Ruivo
Planta do antigo Aeroporto Marítimo de Lisboa em Cabo Ruivo.

Primeira autoestrada

É inaugurado o Viaduto Duarte Pacheco a , a primeira autoestrada em Portugal, por ordem do engenheiro Duarte Pacheco, Ministro das Obras Públicas e Comunicações. O troço de cimento e brita, entre Lisboa e o Estádio Nacional, atinge uma extensão de 8 km.

Viaduto Duarte Pacheco
Viaduto Duarte Pacheco.

RTP – Rádio e Televisão de Portugal

No dia têm início as transmissões televisivas experimentais da RTP (Rádio e Televisão de Portugal), a partir da Feira Popular. Este evento aconteceu com o suporte técnico da Radio Corporation of America e do jornal O Século.

Primeira mira técnica da RTP.
Primeira mira técnica da RTP.

Metropolitano de Lisboa

O Metropolitano de Lisboa é inaugurado a . A linha com 6,5 Km de extensão, divide-se em dois ramais que partem do Marquês de Pombal, um em direção a Entre Campos e outro rumo a Sete Rios. O metro conta com paragem em onze estações.

Estação do Saldanha do Metropolitano de Lisboa em 1959
Estação do Saldanha do Metropolitano de Lisboa, em .

Eusébio

No dia , Eusébio da Silva Ferreira chega a Lisboa para assinar um contrato de futebolista profissional pelo Sport Lisboa e Benfica. O jogador natural de Lourenço Marques inicia a sua caminhada gloriosa no mundo do desporto rei.

Eusébio da Silva Ferreira
Eusébio da Silva Ferreira a jogar pelo Sport Lisboa e Benfica.

Guerra do Ultramar

Tem início a Guerra Colonial ou Guerra do Ultramar. Os primeiros confrontos ocorrem em Angola no dia . Portugal envia tropas para África e enfrenta forças pró-independentistas em três frentes: Angola, Moçambique e Guiné-Bissau. O conflito duraria mais .

Militares Portugueses na Guerra do Ultramar
Militares Portugueses na Guerra do Ultramar.

Ponte Salazar

É inaugurada a Ponte Salazar. À época, apesar do nome instituído em honra do Presidente do Concelho de Ministros, o nome legal era na realidade Ponte Sobre o Tejo. Quatro anos volvidos, a ligação rodoviária entre Almada e Lisboa estava concluída. Hoje, chama-se Ponte 25 de Abril.

Inauguração da Ponte Salazar em 1966
Inauguração da Ponte Salazar em .

Sismo de 1969

A , Lisboa é abalada por um sismo, o mais forte do século XX. O epicentro localiza-se no mar, a 181 Km do Cabo de São Vicente, numa área conhecida por Planície Abissal da Ferradura. Houve cortes de energia elétrica e meios de comunicação.

sismo de 1969
Estragos do sismo de .

DEMOCRACIA PORTUGUESA

Revolução de 25 de Abril

No dia , concretiza-se um golpe militar com o objetivo de depor o regime ditatorial do Estado Novo. O ato dissidente revela-se pacífico e frutuoso, tal a adesão do povo. Num gesto de paz, as mulheres que saíram às ruas puseram cravos nas armas dos soldados e a revolução viria a ser conhecida por Revolução dos Cravos.

Revolução de 25 de Abril, militares e povo
Revolução de 25 de Abril de 1974, em Lisboa.

Constituição da República Portuguesa

A Constituição da República Portuguesa é aprovada no dia e entra em vigor mais tarde, pelo segundo aniversário da Revolução dos Cravos. Foi elaborada pela Assembleia Constituinte, eleita um ano antes através de um sufrágio democrático.

Tratado da CEE

No dia , assina no Mosteiro dos Jerónimos, o tratado que formaliza a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (hoje, União Europeia). A partir de , Portugal tornar-se-ia um membro oficial da comunidade.

Mário Soares assina a adesão de Portugal à CEE
Mário Soares assina a adesão de Portugal à CEE, no Mosteiro dos Jerónimos.

Incêndio do Chiado

A , tem início nos Armazéns Grandella o Incêndio do Chiado. As chamas espalham-se a outras construções e destroem 18 edifícios. Uma área do tamanho de 8 campos de futebol arde e a Baixa Pombalina fica irreconhecível.

Incêndio dos Armazéns do Chiado em 1988
Incêndio do Chiado em .

Internet

Primeira Transmissão de Internet é realizada pela Universidade de Lisboa.

Ponte Vasco da Gama

No é inaugurada a Ponte Vasco da Gama. Com 17,3 Km no total da infraestrutura, atravessa o Rio Tejo e permite a ligação rodoviária entre Alcochete e Lisboa. As zonas do Montijo e Sacavém também são servidas pela ponte mais comprida da Europa.

EXPO'98

De , realiza-se a Exposição Internacional de Lisboa de 1998 ou EXPO'98. Sob o mote Os oceanos: um património para o futuro, a exposição recebeu 11 milhões de visitantes. A mascote temática foi batizada de Gil.

Logotipo da EXPO 98
Logotipo da EXPO'98.

EURO 2004

Portugal acolhe o Campeonato Europeu de Futebol. Lisboa é palco de nove jogos repartidos entre o Estádio da Luz e o Estádio José de Alvalade. O jogo da final é disputado no dia entre Portugal e Grécia. Nesse dia, a Grécia torna-se Campeã Europeia de Futebol pela primeira vez.

Logotipo do EURO 2004
Logotipo do EURO 2004.

Tratado de Lisboa da União Europeia

A é assinado o Tratado de Lisboa no Mosteiro do Jerónimos. Portugal, a exercer o cargo rotativo da Presidência do Conselho da União Europeia, recebe os restantes 26 países membros da U.E. num momento histórico de integração política.

Logotipo do Tratado de Lisboa 2007
Logotipo do Tratado de Lisboa 2007.