Descobre
a tua
Praia.
Portugal
Minho
Douro
Litoral
Beira
Litoral
Estremadura
Baixo
Alentejo
Algarve
Minho ▸ DouroLitoral ▸ Beira
Litoral ▸ Estremadura ▸ Baixo Alentejo ▸ Algarve ▸
Faro
Minho
A região mais a Norte de Portugal Continental divide-se em 23 concelhos, 3 dos quais banhados pelo Oceano Atlântico. Ordenados de Norte para Sul,
Braga é a capital da região.
Abundantemente ricos em biodiversidade, os sistemas dunares de baixa altura partilham a paisagem do litoral com a flora de lagunas e pinhais.
No litoral do Minho predomina o clima quente e temperado. Janeiro é o mês mais frio e chuvoso com temperatures médias de 9.5ºC e precipitação média de 174mm. Julho é, portanto, o mês mais quente e seco com temperaturas médias de 19.7ºC e precipitação média de 17mm.
Apesar de ser a costa mais fria de Portugal é muito procurada pelos praticantes de Kitesurf e Windsurf devido à predominância do vento Norte ou Nortada, principalmente na Praia do Cabedelo em Viana do Castelo e Praia de Moledo em Caminha.
Também o Surf, Bodyboard e Stand up Paddle ganham destaque nas águas desta região. Na Praia da Arda realizou-se o Viana World Bodyboard Championship em .
Douro Litoral
Mais conhecida pelos atributos vinícolas do que pelas praias, a região do Douro abre-se ao Atlântico em 6 concelhos dos 24 que a constituem:
O Porto é a cidade capital.
O Litoral de Vila do Conde e Reserva Ornitológica do Mindelo e o Estuário do Douro são as áreas protegidas de uma linha costeira maioritariamente urbana, bastante rochosa, separada da urbe por longos areais.
À semelhança do Rio Douro, Rio Ave e Rio Leça vêem igualmente a sua foz nesta região.
O Verão e o Inverno contrastam em temperaturas médias de 22.3ºC e 9.1ºC, com pluviosidade de 142mm e 10mm, respectivamente.
Também a região do Douro é fustigada pelas Nortadas intensas que agitam fortemente as suas águas já naturalmente revoltas. Por este motivo é muito procurada para a prática de Surf, Kitesurf, Bodyboard e Stand Up Paddle, especialmente na Praia de Matosinhos, no Porto.
Em Espinho, na Praia da Baía, ocorre o Open de Portugal de Voleibol de Praia, uma etapa do Circuito Mundial.
Beira Litoral
A Beira Litoral é a região costeira de um conjunto de províncias conhecidas por Beiras – Beira Alta, Beira Baixa e Beira Litoral. Dos 38 concelhos apenas 10 possuem praias oceânicas:
Coimbra é a cidade capital desta região.
Com temperaturas médias entre 9.6°C e 21.1°C, e pluviosidade média entre 6mm e 147mm, a sua paisagem dunar compreende longos areais selvagens, seguros por áreas protegidas como a Reserva Natural das Dunas de São Jacinto ou a Mata Nacional de Leiria.
Em Aveiro dá-se o fenómeno natural do cruzamento entre as águas do Atlântico com as do Rio Vouga, formando a Ria de Aveiro.
Na Figueira da Foz, abrigado pelo Monumento Natural do Cabo Mondego e Parque Florestal da Serra da Boa Viagem, o Rio Mondego rasga a paisagem citadina. Aqui, a Praia do Cabedelo é muito procurada pelos surfistas.
Também em Ovar e Ílhavo existem importantes polos de desportos de ondas.
Estremadura
-
Marinha Grande
9 Praias
-
Alcobaça (Norte)
10 Praias
-
Nazaré
6 Praias
-
Alcobaça (Sul)
2 Praias
-
Caldas da Rainha
2 Praias
-
Óbidos
8 Praias
-
Peniche
27 Praias
-
Lourinhã
11 Praias
-
Torres Vedras
24 Praias
-
Mafra
23 Praias
-
Sintra
17 Praias
-
Cascais
26 Praias
-
Oeiras
12 Praias
-
Lisboa
Sem Praias
-
Almada
28 Praias
-
Sesimbra
29 Praias
-
Setúbal
14 Praias
A região da Estremadura assinala o início das condições meteorológicas mais favoráveis aos costumes balneares, especialmente a Sul de Lisboa, cidade capital da região e de Portugal. A temperatura média oscila entre 10.5°C e 23.3°C, a pluviosidade média entre 3mm e 120mm.
Dos 31 concelhos que constituem a região, 16 fazem fronteira com o oceano:
- Marinha Grande
- Alcobaça (Norte)
- Nazaré
- Alcobaça (Sul)
- Caldas da Rainha
- Óbidos
- Peniche
- Lourinhã
- Torres Vedras
- Mafra
- Sintra
- Cascais
- Oeiras
- Lisboa
- Almada
- Sesimbra
A maravilhosa biodiversidade das paisagens protegidas aqui constituídas alcança arquipélagos, cabos, serras e rios: Reserva Natural das Berlengas, Parque Natural Sintra-Cascais, Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica, Parque Natural da Arrábida e Reserva Natural do Estuário do Sado.
O Cabo da Roca, em Sintra, é o ponto mais ocidental da Europa Continental.
A , a pitoresca baía de Setúbal foi eleita uma das mais belas do mundo pelo Clube das Mais Belas Baías do Mundo.
A Estremadura oferece as melhores condições a nível nacional para a prática de Surf, Bodyboard, Kitesurf e Stand Up Paddle. Na Ericeira, Mafra, foi criada a primeira Reserva Mundial de Surf da Europa a .
Na Nazaré, o famoso Canhão da Nazaré da Praia do Norte proporcionou ao surfista de ondas gigantes Garrett McNamara uma entrada no Livro de Recordes do Guiness por ter surfado uma onda com 23.77 metros. O actual recorde pertence ao francês Benjamin Sanchis com uma onda de 33 metros no mesmo local.
Peniche, Cascais e Costa da Caparica são também alguns dos locais preferidos pelos surfistas.
Baixo Alentejo
Praias selvagens, falésias de xisto, areais brancos e dourados, ondas perfeitas, gastronomia deliciosa, estamos certamente na região do Baixo Alentejo. A sua costa é conhecida por Costa Vicentina, lembrando o Cabo de São Vicente, em Sagres, Vila do Bispo.
18 Concelhos formam esta região a Sul de Portugal, dos quais 4 representam o litoral alentejano:
Beja é a cidade capital da região.
A partir de Sines, o Parque Natural do Litoral Alentejano e Costa Vicentina abrange quase toda a linha costeira. Acima, a Reserva Natural das Lagoas de Santo André e Sancha e Reserva Natural do Estuário do Sado encerram a linha de áreas protegidas junto ao litoral.
A temperatura média varia entre 11°C e 23.3ºC, e a pluviosidade média entre 1mm e 89mm.
A zona é especialmente propícia a praias selvagens de difícil acesso que oferecem excelentes condições aos entusiastas do naturismo. Mas não só, muitos surfistas elegem a costa alentejana como o melhor local de surf em Portugal. Praia do Amado e Praia da Arrifana são os mais frequentados surf spots da Costa Vicentina.
Algarve
O Algarve é a estância balnear mais procurada de Portugal Continental e, por isso, com maior oferta turística. Oficiosamente, o Algarve encontra-se dividido em duas áreas:
Barlavento (de Aljezur a Albufeira)
Sotavento (de Loulé a Vila Real de Santo António Este)
- Loulé
- Faro
- Olhão
- Tavira
- Vila Real de Santo António (Oeste)
- Castro Marim
- Vila Real de Santo António (Este)
- São Brás de Alportel (sem praias oceânicas)
- Alcoutim (sem praias oceânicas)
Faro é a cidade capital da região.
A linha costeira formada por 13 dos 16 concelhos que constituem o Algarve descreve paisagens de morfologias tão diferentes e surpreendentes quanto o número de praias aqui existentes. As suas águas maioritariamente vindas do Sul são serenas e mais quentes que nas regiões a Norte.
O Barlavento caracteriza-se pelas íngremes falésias douradas, praias inseridas nas rochas e águas calmas, exceptuando a costa Oeste inserida no Parque Natural do Litoral Alentejano e Costa Vicentina onde as águas convidam à prática de surf e outros desportos de ondas.
No Sotavento, a água é ligeiramente mais quente e mais calma, as línguas de areia estendem-se a perder de vista e formam pequenos ilhéus no Parque Natural da Ria Formosa.
As temperaturas médias variam entre 11.4°C e 24.4°C e a pluviosidade média entre 0mm e 81mm.